Movimentos para um corpo saudável envolvem se exercitar de modos diferentes, segundo especialistas
Muitas pessoas, sobretudo da pandemia para cá, criaram o hábito de caminhar até mesmo como um jeito de driblar a ansiedade. Além disso, trata-se de um ótimo meio de se exercitar, e de fácil acesso. Recentemente, dezenas de estudos revelaram que tal atividade ‘popular’ também possui inúmeros benefícios à saúde.
Aproximadamente 2.300 passos por dia é capaz de diminuir o risco de morrer de doenças cardiovasculares, conforme estudo publicado em 2023, no European Journal of Preventive Cardiology.
Por sua vez, a revista Nature Scientific Reports publicou um artigo sobre exercícios que suportam o peso do corpo, como caminhar. Neste caso, caminhadas podem prevenir a osteoporose.
Por outro lado, especialistas do setor de saúde e da área fitness dizem que apesar das caminhadas serem boas para a saúde, não é necessariamente um exercício de alta qualidade. Segundo a treinadora pessoal Melissa Boyd, caminhar é um movimento básico em que seu corpo funciona bem, uma vez que ajuda na circulação e digestão.
Movimentos para um corpo saudável
Com o propósito de ajudar seus clientes, ela tem difundido três tipos de movimentos para um corpo saudável.
O primeiro deles é o movimento que seu corpo precisa ou requer todos os dias, como caminhar, alongar e se curvar.
O segundo é o movimento atlético, que você pode fazer algumas vezes por semana para melhorar sua aptidão física ou treinar para um esporte.
O terceiro é o movimento social que você faz por diversão ou para se conectar com os outros, como dançar, jogar vôlei ou handball, por exemplo.
Ela diz ainda que é importante pensar em movimento nestas três categorias distintas. Os corpos necessitam de movimento de formas diferentes.
Caminhar é excelente, porém é apenas um meio direcional de movimento, e o corpo humano necessita de mais para estar funcionalmente apto. é o que explica o cirurgião de medicina esportiva na HSS Orthopedics, em Connecticut, nos EUA, Carl Cirino.
As pessoas utilizam os músculos e tendões de seus corpos para ajudar em toda a flexão, torção e rotação que fazem em suas vidas diárias, explica. É preciso trabalhar e esticar esses músculos em muitas direções diferentes. Yoga e Pilates são duas atividades muito eficazes e saudáveis nesse aspecto, complementa.
Alongamento
Já o alongamento também é bastante fácil e que pode ser feito logo ao acordar e antes de dormir.
Ao ter músculos soltos e flexíveis, você terá mais equilíbrio e estabilidade. Isso ajuda a prevenir quedas e lesões em todas as atividades físicas. Com o tempo, aumente a frequêcnia cardíaca várias vezes por semana, beneficiando saúde cardiovascular.
Como colocar em prática
Por fim, ter vontade de começar já o primeiro passo. Em seguida, crie um plano de exercícios que não exija uma mudança imediata em seu estilo de vida. Comece devagar e aos poucos, com novos pequenos pedaços de movimento.
Fonte: Foto de senivpetro na Freepik