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Inteligência Artificial da Natura avalia fibra do cabelo

por Esteticare 23 de dezembro de 2022
23 de dezembro de 2022
Inteligência Artificial da Natura

Inteligência Artificial da Natura conta com diagnóstico personalizado, em parceria com o consórcio Media Lab do MIT (Massachusetts Institute of Technology)

Com o propósito de contar com ferramentas digitais capazes de melhorar o desempenho de seus produtos e vendas, a marca de cosméticos Natura acaba de lançar o Diagnóstico Capilar Natura. Para isso, a empresa vem investindo em inteligência artificial e uma consultoria especializada.

Inteligência Artificial da Natura

Além disso, com a Inteligência Artificial da Natura, o dispositivo é capaz de diagnosticar a condição do cabelo dos clientes em poucos segundos.

O diagnóstico é realizado com a ajuda de um aplicativo, a câmera do celular e uma lente portátil acoplada ao aparelho, que proporcionam um aumento de até 20 vezes na resolução de imagem do fio. Atualmente, a tecnologia já possui sua patente requerida no Brasil.

Parceria com a o Media Lab

Após anos de pesquisa e testes em cabelos, inspirados por uma parceria de pesquisa e desenvolvimento da Natura com o Media Lab, foi desenvolvido um método capaz de relacionar a imagem da textura do fio de cabelo com o grau de seus danos. Funciona da seguinte forma: a partir de mechas de cabelos, selecionadas de diferentes curvaturas, cores e níveis de danos de um banco de dados de mais de 18 mil imagens de fios capazes de aumentar a precisão do algoritmo através do aprendizado de máquina (machine learning), é possível indicar o tipo de tratamento recomendado para seus cabelos.

Linha Natura Lumina

Contudo, a inteligência artificial da ferramenta também foi usada durante o desenvolvimento da linha Natura Lumina. E hoje recomenda mais de 15 mil combinações de produtos da marca, a partir do diagnóstico e da preferência do cliente para personalizar uma rotina de tratamento. Todavia, a experiência estará em teste nos próximos meses, o que permitirá conhecer melhor as necessidades dos clientes para o desenvolvimento de produtos cada vez mais personalizados.

Consultoria de beleza

O lançamento integra a estratégia de apoio à consultoria de beleza, com a finalidade de disponibilizar ferramentas digitais que valorizam a experiência entre a companhia e seus clientes. No entanto, por enquanto, o Diagnóstico Capilar com o apoio do dispositivo estará disponível apenas em algumas lojas.

O papel das consultoras

Porém, a partir de março de 2023, todas as consultoras Natura terão acesso a uma versão adaptada do dispositivo de IA em seu site pessoal. Com isso, a iniciativa fortalecerá a estratégia de prestação de serviços de consultoria também no ambiente virtal. Sendo assim, elas poderão incluir dados em um questionário, como: o tipo de cabelo do cliente e quais procedimentos ele segue. A partir destas respostas elas estão aptas para compartilhar uma recomendação de produtos e uma melhor rotina de tratamento a seus clientes.

De acordo com Roseli Mello, líder global de P&D da Natura:

“Hoje, a tecnologia nos permite evoluir e construir mais um recurso para melhorar a qualidade da experiência de consultoria dos clientes. Com o Diagnóstico Capilar Natura, queremos ajudar cada vez mais nossos consumidores a entenderem sobre suas reais necessidades, fazendo uso do que há de mais tecnológico, seja por meio dos nossos produtos ou pelas experiências exclusivas que promovemos.”

Quais lojas já possuem o dispositivo de IA?

Desde outubro, a experiência de Diagnóstico Capilar está disponível aos clientes que visitarem as lojas Natura participantes do projeto piloto. Elas estão localizadas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Florianópolis. Por fim, também em 2023, a empresa pretende levar a ferramenta digital para uma loja em Santiago, no Chile.

*Foto: Reprodução

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