Atendimento para saúde mental no Rio, através do Hospital São Francisco na Providência de Deus também compreende internações para pacientes psiquiátricos e com dependência química
Recentemente, o Hospital São Francisco na Providência de Deus (HSF-RJ), na Tijuca, inaugurou um ambulatório de atendimento completo em saúde mental. Para este setor, também contará com emergência psiquiátrica e internações para pacientes psiquiátricos e com dependência química.
Atendimento para saúde mental no Rio
De acordo com o diretor médico do hospital, Guilherme Machado, o atendimento para saúde mental no Rio vai abranger uma demanda que cresce ainda mais de pacientes e famílias que necessitam de acompanhamento fora do ambiente de internação.
Entre os problemas mais recorrentes, estão os distúrbios de ansiedade, depressão, transtornos de personalidade, TDAH e dependência química.
Segundo a enfermeira do SUS, Nathalia Belletato, a saúde mental é uma parte fundamental da saúde geral dos pacientes da rede pública. Portanto, a conscientização é vital, assim como ter um espaço adequado de atendimento.
Saúde mental no mundo
Por outro lado, a saúde mental no resto do mundo foi bastante impactada nos últimos anos, sobretudo no período de pandemia de Covid-19. Segundo a Organização Mundial de Saúde, só no primeiro ano pandêmico, houve aumento de 25% de pessoas com ansiedade e depressão. Atualmente, a situação não mudou, conforme revela o relatório Global Mind Project, publicado na Sapien Labs.
Para Ana Palmesciano, gerente do ambulatório, a inauguração do novo espaço impacta positivamente na oferta de serviços para o bem-estar mental dos pacientes. Ela disse ainda que a integração desses serviços de emergência psiquiátrica, internação para doenças mentais e dependência química resulta em uma abordagem holística e contínua para atender às diferentes necessidades dos pacientes e de seus amigos e familiares.
Equipe do ambulatório
A equipe é composta por profissionais de psicologia e de psiquiatria, que presta todo o suporte e acompanhamento aos pacientes. E é essencial que as pessoas busquem ajuda sem medo de serem julgadas e discriminadas.
Conforto aos pacientes
Márcio Nunes, diretor administrativo do HSF acrescenta que o novo ambulatório vai proporcionar mais conforto aos pacientes. Além disso, possibilitará uma maior integração com os demais serviços voltados à saúde mental que hoje estão disponíveis pelo hospital. O objetivo desta iniciativa também é ampliar o atendimento até o fim do ano, agregando outras especialidades, com foco no bem-estar dos pacientes.
*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/medico-de-vista-lateral-tomando-notas_28694293.htm#fromView=search&page=1&position=39&uuid=fbc503cd-5097-46fa-80c1-9d06f8e35f8f