Palmilha para idosos foi desenvolvida por Núcleo de Tecnologias em Saúde, em parceria com as empresas MedSênior e Primer
Agora, as pessoas da terceira idade podem ficar mais seguras, do momento em que podem evitar certas quedas. Isso ocorre por conta de uma palmilha inteligente, desenvolvida pelo Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em parceria com as empresas MedSênior e Primer, e com financiamento da FINEP.
O produto, batizado de SenseShoes, fornece informações sobre pressão do pé ao pisar, características do caminhar, postura e equilíbrio do indivíduo.
Palmilha para idosos utiliza Inteligência Artificial
A palmilha para idosos pode melhorar a mobilidade e autonomia dos pacientes. Para isso, a SenseShoes utiliza a Inteligência Artificial para conseguir ter acesso a dados dos usuários relacionados ao sistema músculo-esquelético e à identificação do risco de quedas em pessoas da terceira idade.
Segundo o idealizador da palmilha, o fisioterapeuta Lauriston Paixão, as informações fornecidas pelo produto ajudarão em tomadas de decisão relacionadas aos pacientes..
Sobre a SenseShoes
A SenseShoes é um dispositivo inovador que incorpora sensores de pressão e inerciais integrados a um sistema de software avançado, que faz a análise da distribuição da pressão plantar dos pés (baropodometria) e dos parâmetros da marcha.
O projeto de pesquisa será executado até o final deste ano. E a partir de 2025 serão iniciados os testes de validação clínica, que serão realizados com pacientes atendidos pelos Núcleos de Autonomia e Independência (NAI) da MedSênior.
Outras aplicações
A palmilha pode ser utilizada também em outras aplicações que podem ser monitoradas, como na avaliação de risco de lesão em atletas.
Neste caso, a tecnologia ajuda a identificar padrões de movimento no corpo, suscetíveis a lesões, para poder implementar estratégias preventivas nos treinos de atletas. Com a análise preditiva também é possível antecipar potenciais problemas físicos e atuar na promoção da saúde e do desempenho atlético.
Prevenção de quedas
Dados do censo de 2022 do IBGE provam que a SenseShoes é uma importante ferramenta para a prevenção de quedas de pessoas da terceira idade do momento em que a população de idosos no Brasil cresceu 57,4% em 12 anos. Além disso, os dados do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia estimam que entre os idosos com 80 anos ou mais, 40% sofram quedas todos os anos. Por sua vez, os moradores de instituições de longa permanência, asilos ou casas de repouso, a frequência de quedas é ainda maior, 50%.
*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/pernas-em-close-e-pessoa-usando-calcas-esportivas_12141507.htm#fromView=search&page=1&position=13&uuid=24f3207b-ea98-4b3b-b3a2-a96fe0cb0799