Ácido hialurônico é o componente queridinho de muitas fórmulas para tratar o envelhecimento facial
Muito se fala sobre o uso do ácido hialurônico no rosto, há mitos, mas também muitas verdades de seus benefícios. E se você se interessa pelo tema, este artigo é para você.
Quais são os mitos e verdades do uso do ácido hialurônico?
Entre as maiores dúvidas das pessoas que ainda não utilizam este tipo de ácido é se ele provoca queimadura no rosto. De acordo com a marca de cosméticos Sallve, que chegou ao mercado há pouco tempo e já faz bastante sucesso entre a mulherada e nos homens que gostam da rotina de cuidados faciais.
A resposta é não, a pela não irá queimar. A afirmação é de Marcus Amaral, integrante da equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Sallve:
“Quando se fala de ácido derreter a pele, irritar, descamar e etc, se começa a entrar na discussão do pH das fórmulas que contém esses ácidos, que normalmente é mais baixo que o da pele. Ácido hialurônico, em específico, é uma molécula sensível a pH baixo, se degradando em soluções muito ácidas. Assim, fórmulas contendo ácido hialurônico normalmente são feitas em pH mais moderado. O pH da pele é normalmente entre 4,7 e 5,75 e o nosso produto está entre 4,5 e 5,5.”
Ele ainda acrescenta:
“Em resumo: fórmulas que contém ácido só são “abrasivas” quando o pH é muito baixo – a presença dos ácidos induzem uma queda de pH mas outros componentes balanceiam essa diminuição. O ácido hialurônico é um ácido fraco, presente no nosso organismo, sendo um componente da matriz extracelular de diversos tecidos, do humor vítreo (líquido de dentro do olho) e etc. Por ser sensível ao pH, as fórmulas com ácido hialurônico normalmente são menos ácidas, o que diminui a possibilidade de irritação.”
Não pode haver exposição ao sol
Segundo o especialista este também é outro mito que deve ser derrubado. Amaral explica que, diferente de outros ácidos, não há problema em utilizar o ácido hialurônico durante o dia. Na Sallve, esta rotina pode ser diária, logo após a higiene facial com os produtos da marca: Antioxidante Hidratante e / ou o Hidratante Firmador. Além disso, o procedimento pode ser repetido na parte da noite. O profissional garante ainda que todos os produtos atestam que não são fotossensibilizantes, ou seja, não deixam a pele sensível ao sol.
Pele jovem X Pele madura
Por outro lado, em relação ao uso em peles maduras e jovens, a marca diz que o produto faz bem para ambas. No caso da pele madura o ácido age como preenchedor de rugas, estimulante de produção de colágeno, recuperando a firmeza natural da pele. Já para a pele jovem o produto combate o envelhecimento precoce. Entretanto, é fundamental para a pele madura que enfrenta a perda gradativa de hidratação cutânea. Portanto, o hialurônico é uma boa opção de firmador facial em qualidade idade.
Para todos os tipos de pele
Para quem possui pele seca ele é capaz de hidratar o rosto. Já para quem tem a pele oleosa, é derrubado mais um mito: que não haveria necessidade de hidratação neste tipo de pele. Sendo assim, todas as peles necessitam de hidratação. Portanto, isso inclui também as peles oleosas e mistas. E quanto mais a pele mantém a barreira cutânea de maneira íntegra, mais saudável ela fica. Contudo, a pele normal encontra benefícios no ativo. Isso porque está presente na lista dos melhores ingredientes para quem sofre com acnes e espinhas.
Ácido hialurônico suaviza olheiras
Verdade! Este tipo de ácido com uso tópico é muito bom para quem pensa no longo prazo. Ele contribui na prevenção, por conta de seu alto poder de hidratação.
É o que explica a Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).
“Os dermocosméticos podem ajudar nas olheiras pigmentadas, nas que são mais escuras do que profundas. A hidratação da pele e o ‘clareamento’ através de ativos hidratantes, como o ácido hialurônico, ajudam. Portanto, olheiras mais escuras podem ter resultados satisfatórios com o uso de dermocosméticos adequados, pensando em cada caso de maneira individualizada.”
*Foto: Reprodução