Mesoterapia capilar realiza controle e redução da queda por meio de aplicações injetáveis ou caneta pressurizada no couro cabeludo
Existem diversos tipos de queda de cabelo com diferentes causas. E umas das mais frequentes nos consultórios é a alopecia androgenética (calvície). Mas a boa notícia é que esta e outras condições podem ser tratadas por meio de procedimentos, como a mesoterapia capilar, que consiste em aplicações injetáveis ou caneta pressurizada no couro cabeludo.
Contudo, a hereditariedade, doenças endocrinológicas como hipotireoidismo, deficiência de vitaminas e nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12, dietas restritivas, cirurgias (como bariátrica e cesárea), má alimentação e estresse emocional também são, segundo a médica dermatologista Lucyana Santiago, algumas das condições relacionadas à queda de cabelo.
Mesoterapia capilar
Segundo a esteticista, ozonioterapeuta e cosmetóloga Dra. Paula Picanço, a mesoterapia capilar é um dos tratamentos que pode apresentar muitos benefícios em relação à queda de cabelo.
“O procedimento contém a progressão da calvície, controla e reduz a queda dos cabelos, estimula o nascimento de novos fios, acelera o crescimento dos cabelos, restaura e melhora a estrutura da haste capilar e aumenta a densidade e o volume dos fios.”
O procedimento é indicado para homens e mulheres. Entretanto, a enfermeira esteta Dra. Josi Monteiro, ressalta que em relação à calvície depende do estágio.
“Só com a análise do couro cabeludo que se pode dizer se há indicação do tratamento.”
Como funciona?
O procedimento pode ser feito por profissionais da área da saúde habilitados, explica a enfermeira esteta.
“A mesoterapia ocorre no couro cabeludo higienizado, onde se divide áreas e aplicam-se ativos (de acordo com a indicação) com o auxílio de uma caneta elétrica, que possui em sua ponteira uma microagulha. Nesse processo há o uso de ozonioterapia e até massagem do couro.”
Porém, sobre o número de sessões, cada caso é um caso. Segundo a Dra. Paula Picanço, em média, são seis aplicações no mínimo. Isso porque essa quantidade varia conforme a necessidade da patologia do paciente, que será vista após as primeiras aplicações.
Pós-tratamento
Por sua vez, os cuidados pós-tratamento também são fundamentais, diz Josi:
“A qualidade de vida dos fios capilares depende de uma série de fatores naturais (genéticos e hormonais) e externos (uso de medicamentos e acessórios). Com isso existe a necessidade de acompanhamento profissional periódico e muitas vezes indicação de tratamentos paralelos com o uso de suplementação oral, além de produtos específicos na higiene do couro cabeludo e trato diário.”
Consulta dermatológica
Por outro lado, assim como qualquer tratamento, a mesoterapia capilar só pode ser indicada após a avaliação clínica feita pelo dermatologista. Sendo assim, ao identificar os sinais de queda capilar, é preciso passar pela consulta dermatológica, esclarece Dra. Lucyana.
“Nela somos capazes de coletar informações a respeito da dieta, dos hábitos de vida, do uso de medicamentos e de possíveis doenças em curso. Durante a consulta, realizamos um exame minucioso no couro cabeludo e a tricoscopia. Através dela conseguimos buscar detalhes característicos de diferentes causas de queda capilar. Além disso, a haste capilar também deve ser avaliada. Durante o exame físico buscamos sinais na pele do rosto e corpo que também possam nos guiar ao diagnóstico correto.”
Lucyana complementa ainda que depois desse primeiro momento, é comum realizar exames de sangue direcionados às principais hipóteses. “Se for necessário, também podemos realizar uma biópsia do couro cabeludo. Desta forma, uma pequena amostra do couro cabeludo é enviada ao laboratório para estudo complementar a elucidação diagnóstica”.
Benefícios
Entre os benefícios da mesoterapia capilar, estão:
Estimulação do crescimento capilar: promove o crescimento de novos fios de cabelo, ao fornecer nutrientes essenciais diretamente na raiz. Esses nutrientes podem ajudar a fortalecer os folículos capilares e estimular o crescimento saudável do cabelo.
Melhora da circulação sanguínea: o processo de injeção de substâncias nutritivas no couro cabeludo durante a mesoterapia também pode aumentar a circulação sanguínea local. Isso pode melhorar o fornecimento de oxigênio e nutrientes para os folículos capilares, contribuindo para um ambiente mais favorável ao crescimento do cabelo.
Fortalecimento dos fios existentes: a mesoterapia capilar pode ajudar a fortalecer e melhorar a qualidade dos fios de cabelo já existentes. As substâncias nutritivas fornecidas durante o tratamento podem nutrir e hidratar o cabelo, tornando-o mais resistente a danos e quebras.
Contraindicações
Todavia, pacientes que estão gestantes não devem fazer este tratamento. Isso porque, os estudos necessários para atestar a segurança do procedimento não podem ser feitos durante a gestação. Outras contraindicações estão associadas aos diferentes tipos de ativos que podem ser administrados.
*Foto: Reprodução/br.freepik.com/fotos-gratis/mulher-recebendo-tratamento-para-queda-de-cabelo-em-uma-clinica_19966422